Silagem do milho

0e93841ab9de2fbed6434cfae5df5a0bPara que a silagem das plantas seja feita de forma eficiente deve se considerar os requisitos fundamentais no ponto de corte: alta produtividade; teor de matéria seca em torno de 33 a 35%; alto teor de carboidratos solúveis; baixo poder tampão para facilitar o abaixamento do pH no interior do silo e excelente aceitabilidade e digestibilidade.

O milho e o sorgo se destacam pela ensilabilidade, possuem todos os requisitos para a silagem e o processo pode ser mecânico. Essas plantas também proporcionam silagens de alta qualidade, sem necessidade do uso de aditivos para estimular a fermentação já que, no ponto da colheita, o teor de matéria seca em torno de 35% inibe as fermentações indesejáveis. O uso de aditivos é recomendado quando o material apresentar baixo teor de carboidratos ou quando estiverem excessivamente úmidos ou secos.

O milho é a planta padrão da silagem, porém em condições desfavoráveis de clima ou épocas de plantio tardio, pode haver um comprometimento no desempenho e qualidade, quando isso acontece o sorgo silageiro é considerado a cultura padrão.O sorgo apresenta condições semelhantes às do milho através da introdução de caracteres como o colmo seco, alta produtividade de grãos e aumento da digestibilidade.

 

Aprenda técnicas mais modernas no cultivo do milho.

Saiba mais sobre as técnicas de silagem.

Aprimore seus conhecimentos quanto a cultura do milho.

 

Fonte: Gestão no Campo

Adaptação: Revista Agropecuária

 

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

 

Agricultura

Artigos

Destaques

Milho

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.