Casqueamento corretivo

curso-de-casqueamento-preventivo-e-correcao-de-aprumos-em-bovinosO casqueamento corretivo precisa ser iniciado aos dois meses de idade em animais que apresentam desvios severos. Em animais com desvios normais, o casqueamento é iniciado aos quatro meses de idade.

As correções dos cascos só é possível até os doze de idade, isso se deve ao fechamento das cartilagens que antes eram macias e fáceis de moldar, a fim de corrigir os defeitos de aprumos.

Nos potros não é recomendável à retirada de muito material, isso deve ser feito aos poucos, evitando assim que o animal sinta dor no local. É preciso limpar o canal ao redor da ranilha, que serve como amortecedor e bomba que leva o sangue do casco. Na sola é preciso retirar somente a parte morta, de forma superficial. As paredes do casco devem ser niveladas, evitando assim lesões no casco e nas articulações.

Depois de um ano de idade é preciso respeitar os desvios de aprumos com o nivelamento dos cascos, pois tentativas de correção nesta fase força muita a bolsa que contém o líquido sinovial que serve como lubrificante das articulações. Em animais adultos o casqueamento deve ser realizado a cada trinta dias, em todos os casos o procedimento deve ser feito por profissionais capacitados e treinados.

 

Fonte: Equipe Veterinária

Adaptação: Revista Agropecuária

 

Quais as formas de prevenções e tratamentos de doenças?

Quais os aspectos gerais do casqueamento e sua importância econômica?

Shop Veterinário: Confira nossos equipamentos para casqueamentos de bovinos.       

 

 

Conheça o Curso de Casqueamento Preventivo e Correção de Aprumos em Bovinos 

Casqueamento preventivo em bovinos

 

Áreas

Artigos

Bovinos

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.