A obesidade animal é considerada uma doença grave, uma vez que, predispõe a alterações mórbidas que podem ocasionar problemas articulares e cardíacos, infecções, infertilidade e diabetes. Todos estes problemas resultam na diminuição da qualidade e da expectativa de vida dos animais.
A obesidade acontece quando a quantidade de energia ingerida na alimentação pelos animais passa a ser maior que a quantidade de energia necessária à sua sobrevivência, ou seja, quando o animal come mais que o necessário, o alimento acumulado forma a gordura levando assim à obesidade.
Porém, não é somente a ingestão de grande quantidade de alimentos que causa a obesidade, ela também está associada a fatores como o desenvolvimento de alimentos altamente palatáveis, sedentarismo, predisposição genética, idade e status reprodutivo.
Observado a obesidade nos animais o médico veterinário deve ser consultado, pois ele indicará o melhor tratamento, feito através de dietas com restrição calórica, reeducação alimentar e atividade física sem provocar prejuízo à saúde animal.
Fonte: Revista Nosso Clínico
Adaptação: Revista Agropecuária
Como controlar a qualidade dos alimentos?
Como realizar a análise bromatológica dos alimentos?
Shop Veterinário: Tudo para o médico veterinário. Confira!