Obesidade animal é doença

boi super gordoA obesidade animal é considerada uma doença grave, uma vez que, predispõe a alterações mórbidas que podem ocasionar problemas articulares e cardíacos, infecções, infertilidade e diabetes. Todos estes problemas resultam na diminuição da qualidade e da expectativa de vida dos animais.

A obesidade acontece quando a quantidade de energia ingerida na alimentação pelos animais passa a ser maior que a quantidade de energia necessária à sua sobrevivência, ou seja, quando o animal come mais que o necessário, o alimento acumulado forma a gordura levando assim à obesidade.

Porém, não é somente a ingestão de grande quantidade de alimentos que causa a obesidade, ela também está associada a fatores como o desenvolvimento de alimentos altamente palatáveis, sedentarismo, predisposição genética, idade e status reprodutivo.

Observado a obesidade nos animais o médico veterinário deve ser consultado, pois ele indicará o melhor tratamento, feito através de dietas com restrição calórica, reeducação alimentar e atividade física sem provocar prejuízo à saúde animal.

Fonte: Revista Nosso Clínico

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Como controlar a qualidade dos alimentos?

Como realizar a análise bromatológica dos alimentos?

Shop Veterinário: Tudo para o médico veterinário. Confira!  

 

 

 

Conheça o Curso de Formulação de Dietas e Rações para Bovinos

Formulação de dietas em bovinos

Bovinos

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.