Vacinas evitam prejuízos no rebanho bovino

VacinaA febre aftosa é uma doença que acomete os rebanhos dos animais que possuem dois dedos, causando grandes prejuízos à produção. É uma moléstia altamente contagiosa e a sua prevenção é feita com a vacinação dos rebanhos, que varia de acordo com o calendário de vacinação de cada Estado.

A raiva tem vacina obrigatória em muitos Estados, deve ser realizada anualmente ou de seis em seis meses. É uma doença infecto-contagiosa que afeta o sistema nervoso dos animais, o agente etiológico é o vírus Rabdovírus, fatal em praticamente 100% dos casos.

Para prevenir doenças que se relacionam a reprodução a vacinação deve ser realizada. As doenças relacionadas à reprodução que contém vacina são a Leptospirose, IBR e BVD, doenças relacionadas a perdas embrionárias, abortos, retenção de placenta e repetições de cio.Outras doenças também podem ser prevenidas por meio da vacinação, entre elas estão a clostridiose, o botulismo, a mastite ambiental, a diarreia neonatal e a brucelose.Vacinar os rebanhos previnem várias doenças e consequentemente maior lucratividade do produtor.

 

Como avaliar a saúde dos bovinos?

O que fazer quando houver problemas de parto?

Laboratórios veterinários:  Um mercado em franca expansão. Saiba mais.  

 

Fonte: Revista Mundo do Leite

Adaptação: Revista Agropecuária

 

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Bovinos

Bovinos

Destaques

Diversos

Economia Rural

Notícias

Pecuária

Saude animal

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.