Inseminação artificial em bovinos

A inseminação artificial (IA) é uma biotecnologia utilizada nos mais diversos rebanhos animais, se baseia em um conjunto de eventos como a colheita do sêmen, sua análise e processamento em laboratório, a manutenção por períodos variáveis do material até a introdução no trata genital da fêmea pré-selecionada.

As vantagens observadas com a IA são o controle da transmissão de doenças infectocontagiosas da esfera reprodutiva, incremento do melhoramento genético e da produção animal, aprimoramento do controle zootécnico, racionalização do manejo reprodutivo, redução dos problemas de partos em novilhas quando é usados touros com facilidade de parto, possibilidade do nascimento de crias após a morte do pai.

Já as limitações descritas são a falta de mão-de-obra especializada e a utilização da técnica da maneira incorreta. Para a realização da técnica é necessário providenciar o botijão com nitrogênio líquido, sêmen, luvas descartáveis, aplicador, termômetro, cortador de palhetas, pinça, tesoura, papel toalha, garrafa térmica e recipiente para o sêmen ser descongelado.

Os procedimentos realizados antes, durante e depois da aplicação da biotecnologia são: contenção do animal em tronco, esvaziamento do reto e observação do muco vaginal, realização da higienização do períneo e da vulva, preparação dos materiais a serem utilizados durante o procedimento e posterior lavagem dos mesmos e também a anotação de todos os dados na ficha do animal.

 

Fonte: Info Escola

 

Adaptação: Revista Agropecuária    

 

 

Quais os objetivos da inseminação artificial em bovinos?

Como utilizar a inseminação como ferramenta no melhoramento genético?

Shop Veterinário: conheça nossos equipamentos para reprodução bovina.  

 

Conheça o Curso de Inseminação Artificial e IATF em Bovinos

IA e IATF2

Bovinos

Destaques

Notícias

Pecuária

Saude animal

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.