Principais doenças que acomete o rebanho bovino

mercado do boi gordoDentre as várias doenças que podem acometer o rebanho estão o carbúnculo sintomático, a febre aftosa e a brucelose. Para evitar as doenças é preciso que o pecuarista destine cuidados especiais ao rebanho, como a vacinação, manejo sanitário adequado, alimentação de qualidade, entre outros.

O carbúnculo sintomático se caracteriza por ser uma doença infecciosa que acomete geralmente os animais mais jovens, causando inflamação dos músculos. Os animais acometidos apresentam perda de apetite, tremedeira, pulso rápido, respiração pesada, febre, manqueira e inchaço dos músculos. A doença deve ser prevenida com a vacinação do rebanho. A febre aftosa reduz a qualidade da carne e diminui a produção de leite, em consequência da perda de apetite dos animais e em função da febre.

Os animais contaminados apresentam lesões na mucosa da boca, lesões nas tetas e nos espaços entre os dedos, alta temperatura, ranger de dentes, falta de apetite, salivação abundante e dificuldade ao mastigar. A prevenção é feita com a vacinação dos animais.         

Já a brucelose prejudica a produção de leite e a taxa de natalidade dos rebanhos. A doença causa a inflamação do útero e da placenta, podendo levar ao aborto. A prevenção também e feita com a vacinação das bezerras de quatro a oito meses de idade.  

 

Fonte: Agroline

Adaptação: Revista Agropecuária    

 

Quais a principais doenças que acometem os bovinos?

Como realizar os primeiros socorros em bovinos?

Equipamentos para a clínica Veterinária de Grandes Animais. Confira.  

 

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Bovinos

Primeiros Socorros em Bovinos2  

Bovinos

Destaques

Notícias

Pecuária

Saude animal

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.