Saiba como prevenir as doenças de cascos em bois e vacas

bovinos cascosA saúde dos bovinos está diretamente relacionada à perfeita ordem dos pés, ou seja, dos cascos dos animais. Estes exercem papel fundamental de sustentação e locomoção, que estão relacionados diretamente a alimentação e consequente desenvolvimento. Geralmente as doenças de casco são frequentemente encontradas em rebanhos leiteiros, estabulados, onde há maior concentração de animais em uma mesma área. As doenças também são mais frequentemente descritas em épocas chuvosas ou, quando há muita umidade onde os animais ficam.

Além do manejo inadequado, a higiene e a nutrição dos animais são fatores predisponentes ao surgimento de alguma doença de casco. A maioria das doenças é de origem infecciosa e tem como agente um germe ambiental, que se aproveita de uma lesão mínima para se multiplicar e causar a alteração do animal.

O tratamento em muitos casos pode ser feito com a lavagem da pata com água abundante, escova e sabão. Utilizar solução de iodo a 30% e antimiótico para cercar a invasão por fungos e bactérias.

Fonte: www.bichoonline.com.br

 

Casqueamento preventivo e correção de aprumos em bovinos.

Materiais para casqueamento de bovinos.

Como tratar lesões do sistema locomotor de bovinos?

 

  12    

Áreas

Artigos

Bovinos

Destaques

Pecuária

Saude animal

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.