As vantagens da irrigação na produção de frutas

irrigação fruteiraA irrigação é um insumo importante que visa garantir a produtividade e a qualidade dos produtos, principalmente em áreas de condições não favoráveis, possibilitando o cultivo de várias variedades de frutas em locais não tradicionais.

A falta de água, principalmente em épocas de estiagem, ocasiona perda nas colheitas provocando rachaduras e diminuição do tamanho das frutas, e também diminui a absorção de nutrientes do solo. Quando os sistemas de irrigação são bem escolhidos e planejados, de acordo com cada cultura e propriedade, permite uma economia hídrica e também a fertilização através da irrigação, a fertirrigação, processo em que os fertilizantes são aplicados junto com a água. Para a escolha do sistema é preciso levar em consideração o tipo de solo, clima e qualidade da água, sistema de cultivo, manejo do solo e custo de energia.

Os sistemas de irrigação que podem ser utilizados são: irrigação por inundação; irrigação em sulcos; irrigação por aspersão; irrigação por microaspersão; e irrigação por gotejamento. 

Fonte: http://www.cpact.embrapa.br/publicacoes/livros/fundamentos-fruticultura/4.4.htm  

 

Saiba como recuperar as áreas degradadas de sua propriedade.

Como fazer o plantio de milho no sistema de plantio direto?

Como fazer o uso do GPS de forma correta na agricultura?

 

  37  

Agricultura

Áreas

Artigos

Destaques

Irrigação

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.