Inseminação artificial bovina

O método de IA se caracteriza com a deposição do sêmen no aparelho reprodutivo da fêmea com a utilização do equipamento apropriado.

Com o método de inseminação artificial (IA) é possível observar várias vantagens para o melhoramento e crescimento do rebanho, dentre elas temos a padronização das características do rebanho, a ampliação do plantel, o menor custo por concepção em relação à monta natural,o cruzamento entre raças, o melhoramento genético e reprodutivo, a prevenção de acidentes com as fêmeas que são frequentes em monta natural, a redução da dificuldade em partos, a prevenção de acidentes com o ser humano, o acasalamento corretivo, o aumento do número de descendentes de um bom reprodutor, o controle zootécnico do rebanho, o uso de touros após a morte, entre outras.

Para a realização da IA o primeiro passo a ser seguido é verificar a ficha da fêmea, se ela pode ser inseminada e o nome do touro que será utilizado o sêmen. Depois é preciso preparar todo o material, dispondo-os em um local limpo, medir o nível de nitrogênio antes de se iniciar os outros procedimentos, preparar a fêmea a ser inseminada no tronco, esvaziar o reto, reconhecendo e massageando a cérvix e verificar o muco que deve estar translúcido.

Posteriormente é preciso esterilizar a ponta de uma bainha de cada vez, só retirando-a no momento da inseminação. A vulva do animal deve ser limpa com papel toalha ou higiênico,e também é preciso preparar a água limpa na temperatura de 35 ou 37ºC, ou utilizar o descongelador eletrônico de sêmen conforme indicações do fabricante.

Depois destes processos é preciso escolher o aplicador, palheta média ou fina e mergulhar a palheta com a parte da bucha voltada para baixo, se não for utilizado o descongelador eletrônico. Retirar o sêmen com a ajuda de uma pinça, usar o cortador de palhetas e logo após travar a bainha no aplicador com o anel. E assim, introduzir o êmbolo na cânula do aplicador, calçar a luva e aplicar o sêmen seguindo os procedimentos estabelecidos.

 

Fonte: http://pecuaria.ruralbr.com.br/

Bovinos

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.