Técnica da irrigação aplicada nas pastagens

Através da técnica de irrigação objetiva-se disponibilizar água às plantações para que possam produzir de maneira satisfatória. É uma técnica milenar e vem sendo aprimorada ao longo dos anos visando maior eficiência e menos gastos, seja da água ou de outros recursos.

Quando o sistema é aplicado nas pastagens, devido à falta de chuvas que mantenha o pasto em boa qualidade, a irrigação visa alterar os índices de produtividade e de rentabilidade estabelecidos.

A irrigação é a tecnologia final, isso significa que o pecuarista que opte em utiliza-la precisa ser um bom agricultor. A irrigação somente deve ser feita depois que for aplicado corretamente às tecnologias disponíveis, como promover altas produções de forragem, preparo do solo, correção da fertilidade com base na analise química, escolha da melhor espécie e cultivar, semeadura em nível evitando erosões, adubação de manutenção e cobertura, combate a pragas e doenças.

Após todas essas análises, o sistema de irrigação deve ser escolhido da melhor maneira possível, ou seja, qual sistema terá menor custo benefício em determinada propriedade.

 

Fonte: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br

 

Aprenda sobre os vários tipos de sistemas de irrigação.

Saiba como utilizar o sistema IrriPlus e IrriSimples.

 

Agricultura

Destaques

Irrigação

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.