A apicultura no Brasil

A apicultura brasileira teve início em 1839. O padre Antônio Carneiro trouxe as primeiras colônias de abelhas da espécie Apis Milliferada região do Porto, em Portugal, para o Rio de Janeiro. Depois imigrantes europeus trouxeram raças da mesma espécie, principalmente para as regiões Sul e Sudeste.

Em 1956 trouxeram a abelha africana Apis Mellifera Scutellata e em um acidente natural, acasalaram com as abelhas da raça europeia dando início ao híbrido natural chamado de abelha africanizada.

Muitos apicultores abandonaram a atividade pela agressividade das abelhas, mas na década de 70 com a evolução das técnicas, a apicultura cresceu e se expandiu para as outras regiões.

A história da apicultura é dividida em três etapas: período de implantação da apicultura entre os anos de 1839 a 1955; período de africanização dos apiários e das colônias na natureza a partir de 1956; período de recuperação e expansão da apicultura que teve início nos anos de 1970, quando ocorreu o Primeiro Congresso Brasileiro de Apicultura e as técnicas de trabalham evoluíram.

 

Fonte: www.sebrae.com.br

 

Conheça os cursos na área de Agricultura e Irrigação.

 

Apicultura

Curiosidades

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.