Cuidados especiais e prevenção de doenças do casco em bovinos

Dentre os cuidados destinados aos animais visando sempre a melhor saúde e, consequentemente o desenvolvimento, estão os cuidados com o casco, pois uma vez acometidos por doenças pode levar a prejuízos enormes, incluindo o óbito do animal.

Assim, quando o animal é acometido por alguma moléstia relacionada ao casco é necessário deixar os animais, de preferência, em baias individuais; locais de menor umidade possível; deixar camas macias, com água limpa e comida palatável sempre disponível; retirar constantemente as fezes e drenar a urina.

A prevenção deve ser feita separando os animais doentes dos demais, pois as alterações podem ser contagiosas; fazer a higienização do local; evitar que os animais caminhem muito e, sobretudo, em terrenos com cascalhos, pedras ou qualquer outra coisa que possa causar danos aos cascos; retirar lama em volta dos bebedouros, cochos, entre outros, de preferência concretar ao redor; jogar cal virgem nos locais de maior concentração; fazer casqueamento periódico em todos os animais; entre outros.

A higiene ambiental é o melhor aliado na prevenção de todas as doenças, e aindaos animais se sentem melhor em ambientes limpos, secos e confortáveis.

 

Fonte: www.bichoonline.com.br/artigos/ps0006.htm

 

Ferramentas e equipamentos utilizados na técnica de casqueamento.

Formas de prevenção e tratamentos de doenças relacionadas com o casco bovino.

Bovinos

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.