Pragas que acometem a cultura de milho

O milho pode ser acometido por diversas pragas, destacamos a lagarta rosca, lagarta-de-espiga, lagarta do cartucho, lagarta elasmo.

A lagarta rosca é verde-escura, fica no chão perto dos pés da planta e só ataca à noite, quando cortam a parte de baixo do milho, principalmente as plantas mais jovens. Quando diagnóstica é tratada com defensivos apropriados.

Comendo o grão e cabelos da espiga, a lagarta-de-espiga impede o seu desenvolvimento. O combate é aconselhável quando a produção se destinar ao milho verde.

A lagarta do cartucho destrói os cartuchos do milho. O combate é feito com defensivos agrícolas, porém só é recomendável quando atacar metade da plantação.

Atacando o meio dos talos, a lagarta de elasmo, deixa as folhas de dentro amarelas e secas. Quando ataca a soja é chamada de broca-do-solo. O combate a essa praga é caro, e muitas vezes pouco eficiente.

A prevenção dessas pragas é feito por: rotação de culturas; adubação da terra; uso de sementes selecionadas; plantio em época certa; enterrar ou fazer composto, todas as sobras da plantação anterior.

 

Fonte: www.ruralnews.com.br/visualiza.php?id=739

 

Conheça os sistemas de irrigação: Aspersão e Localizada.

Projeto do Sistema de Irrigação por pivô central

Agricultura

Artigos

Milho

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.