A realização do exame andrológico é de suma importância na criação de rebanhos bovinos, sejam rebanhos destinados a carne ou a leite.
O exame andrológico completo se fundamenta na avaliação de todos os fatores que podem contribuir na função reprodutiva normal do touro.
É indicado nas seguintes situações: avaliação do reprodutor antes da estação de monta; relações de comercialização de reprodutores; ocorrência de falhas reprodutivas no rebanho; determinação da ocorrência da puberdade; diagnóstico de problemas de fertilidade; ingresso nas centrais de inseminação, com vistas à congelação de sêmen para venda ou futuras inseminações do rebanho.
É necessário adotar um formulário apropriado para a realização do exame, pois este é fundamental para a condução sua condução. O formulário contém cabeçalho com o nome, o número de inscrição no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e o endereço do médico veterinário responsável pela execução dos exames.
O formulário ainda deve conter o roteiro com quatro itens básicos e fundamentais para emissão do certificado de exame andrológico que são a identificação do animal e do seu proprietário, o exame clínico, o espermiograma propriamente dito e a conclusão dos achados.
Fonte: Circular Técnica/Embrapa
Importância do exame andrológico para a eficiência reprodutiva do rebanho.
Saiba quais são as patologias relacionadas ao aparelho reprodutor masculino.