A balanopostite é uma doença que acomete o sistema reprodutor masculinos dos bovinos reprodutores e por isso é de suma importância na pecuária, uma vez que pode trazer grandes prejuízos se o rebanho for acometido.
A doença é se caracteriza como uma inflamação do pênis, bálano, e do prepúcio, postite. Um dos fatores predisponente a moléstia é o prepúcio mais alongado, observado com maior frequência em zebuínos.
As bactérias se alojam com o traumatismo a causam a infecção do local, com isso há formação de feridas e escaras, hiperemia, aumento da temperatura inicial e diminuição quando da presença de tecidos necrosados. Pode haver ainda aderências, que impede a eliminação de forma correta da urina. As lesões prepuciais também pode levar a formação de fimose, que impede a exposição da glande por estreitamento do ósteo prepucial.
O tratamento é feito com o uso de antibióticos sistêmicos e locais. Também é necessário fazer a limpeza diária com soluções antissépticas suaves. A cirúrgica é indicada em casos de prepúcios muito longos ou eversão de mucosa.
Fonte: www.mgar.com.br/clinicabuiatrica/aspGenitalM.asp
Acompanhamento da dinâmica folicular ovariana.
Anatomia do aparelho reprodutor de fêmeas bovinas.
Seleção e ajuste dos aparelhos de ultrassonografia.