Doença do casco bovino: laminite

Dentre as várias moléstias que podem acometer o casco dos bovinos temos a laminite, que pode ser classificada em laminite clínica ou laminite subclínica. As alterações no casco causa a queda de produção, podendo ocorrer envolvimento graves das articulações e outras estruturas profundas do pé.

Abaixo do tecido córneo há uma completa rede de vasos sanguíneos que podem sofrer sériosdanos, que leva a incapacidade os tecidos responsáveis em produzir o tecido córneo da unha dos animais. Dessa forma há a deterioração do tecido córneo, que fica muito vulnerável. Há extravasamento de líquido dos vasos sanguíneos e a parte mole do casco aumenta de volume, esse quadro leva a profunda dor e desconforto para o animal

As laminite, seja clínica ou subclínica, podem ocorrer devido a níveis elevados de carboidratos, consumo indevido de grãos, baixo nível de fibras nos alimentos, estresse, permanência prolongada em pé no concreto, higiene deficiente, umidade, abrigos defeituosos e falta de conforto para os pés.

As alterações associadas às laminites, geralmente requerem intervenções cirúrgicas ou cuidados especializados, por isso é muito importante fazer a prevenção, observando diariamente todos os animais, a fim de detectar precocemente as possíveis alterações.

 

Fonte: www.bichoonline.com.br/artigos/ps0006.html

 

Saiba quando e por que aparar os cascos.

Ferramentas e equipamentos utilizados na técnica de casqueamento.

Conheça as técnicas básicas de casqueamento.

Artigos

Bovinos

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.