Consumo de água do gado leiteiro

O consumo de água é essencial a qualquer espécie animal. A água pode ser adquirida com a ingestão de alimentos, água voluntariamente e água proveniente do metabolismo dos tecidos corporais.

A restrição de água pode causar a redução da IMS. As vacas leiteiras consomem cerca de 30% das exigências diárias de agua na primeira hora após saírem da sala de ordenham. Vários fatores influenciam o consumo de água pelos animais.

Dentre estes fatores destacam-se: relação entre matéria seca ingerida e peso corporal, nesse processo ocorre aumento no consumo de água associado ao aumento de IMS, fatores que também se relacionam diretamente com o PV do animal e com a temperatura ambiente; composição do alimento influencia o consumo de água, os alimentos ricos em proteína e com elevados teores de sal estimulam o consumo, os bezerros lactentes consomem muita água em relação à unidade de MS; a variação individual, ou seja, a interferência da genética explica por que animais mantidos sob as mesmas condições ambientais e idênticos planos nutricionais apresentam consumo de água diferente.

Outros fatores importantes são as condições fisiológicas, vacas em lactação ingerem muita água para a produção de leite, fatores relacionados ao crescimento, mantença e engorda também influenciam.

A água precisa ser constantemente disponível aos animais, e o consumo será maior e melhor distribuído ao longo do dia, levando ao aumento significativo da produção de leite. Os animais estabulados e aqueles que recebem ração suplementada bebem água com maior frequência que animais a pasto, por isso precisam de cuidados. E ainda, a água deve ser mantida fresca, o que estimula o seu consumo, especialmente em vacas em lactação. A salinidade, ou seja, a presença de maiores quantidades de sais, como cloreto de sódio, sulfato de sódio, cloreto de magnésio e cloreto de cálcio, induz ao aumento do consumo.

 

Fonte: www.vet.ufmg.br

 

Oferta da dieta e estimulação do consumo de matéria seca.

Entenda o manejo dos alimentos em cada sistema de alimentação.

Bovinos

Bovinos de Leite

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.