Casqueamento preventivo em bovinos: quando realizar?

As enfermidades que acomete os bovinos são geralmente mais diagnosticas em rebanhos leiteiros, isso porque eles ficam boa parte da vida em estábulos, com maior concentração de animais em uma mesma área. Esses fatores colaboram para aumentar a ocorrência de doenças em épocas mais úmidas do ano ou em estação mais chuvosa.

A saúde dos rebanhos está intimamente relacionadaà sanidade dos cascos, pois eles exercem um papel fundamental de locomoção e sustentação, além de está relacionado com a alimentação fornecida e desenvolvimento anatômico.

São fatores predisponentes ao aparecimento de doenças relacionadas ao casco à higiene, o manejo inapropriado e a nutrição das vacas. A maioria das doenças tem origem infecciosa, sendo os agentes causadores microrganismos contidos no próprio ambiente, que se instalam por meio de pequenas lesões encontrando um ótimo lugar para se multiplicarem.

Dependendo do grau de evolução da doença, o tratamento é feito apenas com a lavagem da pata com água limpa e sabão, retirando a sujeira com auxílio da escova, e aplicar uma solução de iodo 30%e antimicótico para combater a invasão de fungos e bactérias.

Prevenir as doenças de cascos é importante fazer o manejo adequado, aparar os cascos restabelecendo o aprumo e a distribuição do peso entre as unhas, também realizar o tratamento logo quando surgir algum problema, evitando que o caso se agrave.

Fonte: https://zootecniaonline.wordpress.com/2015/02/25/quando-e-como-realizar-o-casqueamento-em-bovinos/

 

Cirurgia de correções de deslocamento de abomaso.

Enfermidades de tratamento cirúrgico.

 

Bovinos

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.