Esquizofrenia felina

A esquizofrenia ou hiperestesia felina é uma doença que faz parte do leque de distúrbios psíquicos que acometem os animais. É uma doença pouco conhecida e estudada pelos médicos veterinários.

A doença caracteriza-se como uma alteração psicogênica, em que ocorrem mudanças no comportamento dos gatos, aparecendo de forma repentina, faz com que os animais portadores tenham conduta maníaca ou esquizofrênica.

Os animais acometidos pela doença tem o sistema nervoso, neuromuscular, cutâneo e comportamental abalado. Mesmo sendo pouco estudada, a doença pode ser definida como: distúrbio idiopático, de causa desconhecida e que se caracteriza por hipersensibilidade com possível dor em região médio-posterior do dorso, apresentando sintomas sem uma ordem pré-estabelecida, sendo que nem todos são manifestados pelo paciente.

Pode ser classificada principalmente pela hipersensibilidade em região torácica caudal, lombar e sacra. Os sintomas podem variar de um pequeno incomodo até manifestações de dor, com ocorrências de comportamentos agressivos e estereotipados, enrijecimento da pele do dorso, dilatação da pupila, agitação, vocalização descontrolada, perseguição à cauda, lambedura excessiva e convulsão.

Não existe um teste específico que visa diagnosticar a doença, é preciso que haja uma parceria entre o dono e o médico veterinário, paciência, dedicação e confiança nas respostas.É aconselhável a realização dos exames básicos de rotina, como hemograma, bioquímicos, urinálise e exames de imagem. Com os resultados, busca-sea conclusão do quadro clínico, realizando diagnósticos diferenciais para condições dermatológicas, doenças da coluna vertebral e doenças do prosencéfalo. Podemos definir o diagnóstico como clínico e por exclusão, e o tratamento irá depender do fator que desencadeia as crises.

 

Fonte: Lugar de gato

 

Saiba atender emergências em pequenos animais. Confira aqui.

Aprenda a fazer cirurgias em pequenos animais. Cilque aqui.

 

 

 

Destaques

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.