Fontes de degradação ambiental

A degradação ambiental é um problema que precisa ser enfrentado, levando em consideração o meio ambiente e tudo que ele pode nos oferecer, sem prejudicar as matas, a água, o solo, ou seja, todo o meio ambiente essencial para a qualidade de vida na terra.

Há várias fontes de poluição que leva a degradação ambiental, podemos descrever as atividades agrícolas, atividades domésticas, esgotos, atividades industriais, entre outras muitas fontes de poluição que vem prejudicando o desenvolvimento satisfatório do meio ambiente, e com isso alterando muitos fatores na natureza, como a ocorrência de chuvas.

O uso de pesticidas, fertilizantes químicos e todos os tipos de substâncias tóxicas infiltram no solo, causando a contaminação das águas subterrâneas, e que posteriormentepela extração ou solubilização dos constituintes químicos de uma rocha, mineral, solo, depósito sedimentar e outros e pela ação de um fluido percolante, são arrastados para os rios, poluindo e causando danos muitas vezes gravíssimos, que afeta diretamente a produção.

O uso de detergente em atividade doméstica propicia o crescimento de fitoplâncton, algas e plantas, que se alimentam à base de nutrientes. Quando estes nutrientes acabam o fitoplâncton morre e em decomposição consomem o oxigênio dissolvido na água, formando gases tóxicos. O esgoto seja doméstico ou industrial também contaminam as águas e o solo, impossibilitando o uso destes para atividades destinadas a alimentação humana.

Fonte: Portal Água Online

Saiba os benefícios da floresta para a lavoura e para a pecuária. Clique aqui.

Aprenda a aplicar técnicas para melhorar a fertilidade do solo. Veja aqui.

Destaques

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.