Importância do manejo e conservação para a agropecuária

O solo e a planta estabelecem relações de completa dependência um do outro, uma vez que o solo serve de sustentação para as plantas, funcionando como reserva de água e nutrientes essenciais às plantas. Da mesma maneira, as plantas promovem a cobertura do solo e fornecem matéria orgânica, esta importantíssima para a formação e conservação do solo.

O solo é poroso, ou seja, composto por pequenos espaços vazios chamados poros, que desempenham funções específicas no solo, como armazenar e drenar a água, promover a entrada e saída dos gases e pela penetração das raízes das plantas no solo. Por isso, as técnicas adotadas para cultivo das plantas não devem promover a alteração da porosidade do solo.

Quando não se mantém os cuidados com o solo pode haver alterações que prejudica o escoamento da água que é conhecido como enxurrada, grande causador da erosão, ou seja, o processo de desgaste acelerado do solo.

A erosão causa o empobrecimento do solo e a perda da capacidade produtiva no decorrer dos anos, e também causa importantes desajustes ambientais, como transporte de terra para dentro dos rios, poluição dos mananciais, entre outros.

Para a conservação do solo e da água é necessário um conjunto de medidas, que tem como objetivo a manutenção ou recuperação das suas condições físicas, químicas e biológicas, através de critérios estabelecidos para o uso e manejo das terras, não comprometendo a capacidade produtiva.

Os tipos mais comuns de erosão encontrados são: erosão por salpicamento  causada pelo choque da chuva contra o solo descoberto separando suas partículas e entupindo os poros; erosão laminar geralmente o agricultor não percebe a sua ocorrência e quando notada, observa-se grandes estragos, caracteriza-se por retirar finas camadas ou lâminas de solo, os sinais desse tipo de erosão são o aparecimento de raízes e pedras na superfície do solo; erosão em sulco provoca menos desgaste do que a erosão laminar, os locais declivosos e com solo descoberto são mais favoráveis a sua ocorrência; erosão em voçoroca provoca um grande impacto visual, muito cara e difícil de ser controlada.

Fonte: CEPLAC

Aprenda a aplicar técnicas para melhorar a fertilidade do solo. Clique aqui.

Conheça os métodos e sistemas de irrigação. Veja aqui.

Destaques

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.