Como conservar a fertilidade do solo

O solo é um recurso natural não renovável, uma fina camada superficial da terra e meio sólido de interação do planeta com o meio ambiente. Com o crescimento da sociedade é exigido cada vez mais recursos e com isso o solo tem sido usado acima da sua capacidade de recomposição.

A manutenção e conservação do solo são essenciais para o bom desenvolvimento do recurso, e por isso algumas técnicas podem ser usadas e aplicadas na agricultura visando à conservação e bom aproveitamento do solo.

A integração lavoura-pecuária-floresta combina o cultivo das espécies e criação de animais em uma mesma área, de maneira simultânea ou sequencial, fazendo o uso sustentável do solo. Dentre as vantagens podemos destacar a recuperação de pastagens degradadas, maior infiltração de água das chuvas no solo, maior retenção de água, ciclagem de nutrientes, conforto térmico, maior produção de forragem na entressafra, diversidade de atividades praticadas, redução de riscos climáticos e de mercado, melhoria da renda, entre outros.

O descarte correto das embalagens vazias de agrotóxicos também é outra maneira de conservar o solo e a água. As queimadas também é outro fator que prejudica muito a conservação da fertilidade e qualidade do solo, uma vez que queima a matéria orgânica e volatilização do nitrogênio, as áreas de queimadas se tornam pobres e leva a degradação do solo.

Para conservar a qualidade do solo outras práticas podem ser aplicadas, como a adubação verde, química, orgânica e calagem; florestamento e reflorestamento; recuperação de pastagens; manejo integrado de pragas; cordões de vegetação permanente, barreiras vivas ou fixas de retenção; rotação de culturas; sistema de plantio direto.

Fonte: Portal Inquima

Aprenda aplicar técnicas para melhorar a fertilidade do solo. Veja aqui.

Entenda sobre evapotranspiração e água no solo. Clique aqui.

Destaques

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.