País atinge 90% da Cota Hilton em exportações de carne bovina

O setor de bovinos brasileiro conquistou, recentemente, uma importante marca no mercado ao atingir mais de 90% da Cota Hilton, pela primeira vez em dez anos. O índice que determina uma quantidade mínima de carne bovina, com cortes de boa qualidade, especialmente da parte traseira do animal destinada à exportação. 

Sendo assim, o país exportou 9,2 mil toneladas entre junho de 2015 e 2016, sendo a cota de 10 mil toneladas. Os dados são da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).

Outros países produtores e exportadores, como EUA, Argentina, Austrália, dentre outros, também são credenciados e possuem cotas variadas.

De acordo com especialistas brasileiros o desempenho do Brasil melhorou por conta de uma mobilização do setor para obedecer aos critérios, já que isso proporciona vantagens econômicas em relação às alíquotas e também na tarifa de importação.

Entretanto o grande desafio, de acordo com representantes do setor, continua sendo as barreiras sanitárias, cujas exigências precisam ser adequadas para se tornarem mais viáveis.

A negociação destas questões junto a União Europeia é uma atividade exclusiva da ABIEC com os Ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores.

 

Veja técnicas de avaliação da carne bovina no mercado atual. Clique aqui.

Fonte: Canal Rural

Bovinos de Corte

Mecanização

Notícias

Pecuária

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.