Criação de carpas requer cuidados específicos

Antes de começar uma criação de carpas é preciso conhecimento sobre diversos detalhes, investimento mínimo inicial e manejo adequado. As carpas, sendo grande parte da raça nishikigoi, necessitam de cuidados especiais e diários, com vistas ao seu desenvolvimento sadio.

O tangue ou lago de tamanho razoável é um dos requisitos básicos, sendo que a criação terá maior possibilidade de desenvolvimento, ao contrário de um aquário.

O uso de filtros que atendam as necessidades de limpeza é de suma importância, pois a carpa não sobrevive de forma saudável em água suja. Por isso, filtrar pelo menos de três em três meses o local é essencial.

O criador de carpas precisa se atentar ainda para a oxigenação da água, que pode ser realizada por meio de bombas ou até mesmo pequena quedas de água.

A alimentação, obviamente, é também um dos quesitos principais. Precisa ser dosada, pois o excesso pode causar mais excrementos no ambiente e gerar doenças. O correto é alimentar os animais várias vezes ao dia, porém, em pequenas quantidades.

Durante a limpeza ou esvaziamento do local, é preciso que o criador não utilize materiais com produtos químicos, pois as carpas são sensíveis e podem sofrer intoxicação e morte. Trocar parcialmente a água já é o suficiente.

 Por fim, as temperaturas dos criatórios devem permanecer na média de 18 º, sendo que qualquer mudança, seja ela de um grau, é sentida de forma intensa pelos peixes.

 

A criação de carpas mesmo que seja um hobby, merece uma atenção e cuidados diários. Saiba mais.

Fonte: Revista Globo Rural

Mecanização

Notícias

Pecuária

Piscicultura

Saude animal

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.