Instituto busca cruzamento ideal de bovinos para produção de leite

Estudo realizado por cientistas do Instituto de Zootecnia em Nova Odessa – São Paulo busca vacas com proteína saudável para a produção de leite sem risco de alergia para o ser humano. A pesquisa é pioneira no país, os cientistas buscam atingir a composição genética da proteína Beta Caseína (A2) ideal para o organismo.

 Atualmente o leite comercializado possui somente 11% da proteína A2, enquanto o gado que possui melhoramento genético a presença da proteína chega a 88,5% no leite. De acordo com a pesquisa este leite poderá evitar o aparecimento de inúmeras doenças, entre elas, a diabetes e problemas cardíacos.

Ao agregar valor ao leite, contribuímos significativamente para a melhora de renda do produtor rural. Segundo o Centro de Pesquisa com Bovinos do Leite, Anibal Eugênio Vercesi Filho, o gado Gir Leiteiro além da adaptabilidade e resistência apresenta leite não alérgico. O objetivo da pesquisa é formar rebanhos com a maior concentração de Beta Caseína e com maior concentração de A2.

 

A bovinocultura leiteira vem ganhando destaque no mercado e merece atenção redobrada para os benefícios que estão sendo proporcionados. Saiba mais.

Fonte: Saúde animal

Bovinos

Bovinos de Leite

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.