Cresce o mercado de peixe nativo no Brasil

O peixe nativo já caiu no gosto do brasileiro e o seu consumo vem crescendo consideravelmente a cada ano. Pelo menos esta é a visão do Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura, Alexandre A. Freitas.

A declaração foi feita durante o Workshop Nichos de Mercado para o Setor Agroindustrial: espécies nativas, realizada entre os dias 21 e 22 de setembro em Campinas (SP).

De acordo com Freitas, investir em peixes nativos pode ser uma excelente oportunidade de negócios, já que enquanto o mercado da Tilápia cresce a 17% ao ano, o do Pirarucu, por exemplo, está na casa dos 25%.

No entanto, ele ressaltou que é preciso impulsionar os investimentos no setor, sobretudo em pesquisas e tecnologia, para que o produto evolua e tenha um mínimo de espinhas, de forma a se tornar mais competitivo e atender as exigências do consumidor.

Outro assunto abordado diz respeito a mercado, sendo que o maior consumo deste tipo de produto é feito, em 55% dos casos, fora do lar, mostrando um potencial considerável para o mercado gourmet.

No geral, mercado de peixes no Brasil, de acordo com dados federais, movimenta cerca de R$ 4 bilhões por ano, além de gerar mais de 1 milhão de empregos diretos e indiretos. A perspectiva de crescimento está na casa dos 10% ao ano.

 

Entenda mais sobre essa cultura que aumenta a economia de muitos produtores. Clique aqui.

Fonte: Gestão no Campo

Notícias

Pecuária

Piscicultura

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.