Rebanho leiteiro pode ser monitorado via aplicativo

A tecnologia como facilitadora da gestão de rebanhos já é uma realidade em todo o mundo. No Brasil, a Embrapa Pecuária Sudeste (SP), em parceria com a Embrapa Informática Agropecuária, lançou em agosto uma alternativa que promete facilitar consideravelmente a gestão do setor.

Trata-se do aplicativo Roda da Produção, voltada de início para o programa Balde Cheio, mas que agora poderá ser utilizada por todos os criadores interessados.

Esse sistema possibilita ao produtor acessar informações essenciais sobre o rebanho, de forma individual, tais como o acompanhamento do ciclo reprodutivo em todas as fases.

O aplicativo, que possui um quadro com 365 divisões relativas ao período de um ano sobre a situação dos animais, é uma digitalização do controle, que já existia no formato físico.

Porém, no controle digital, há outras funcionalidades e controles específicos sobre aborto, parto, filtro de pesquisas além de ser possível compartilhar as informações via correio eletrônico com outros colaboradores e produtores, e ainda projetar panoramas futuros.

Para o produtor de leite, Claudinei Júnior Saldanha, que mora em São Carlos (SP), o aplicativo veio em bom momento, por oferecer mais praticidade e vantagens.

De acordo com o produtor, será possível que ele agora saiba,  com maior exatidão e rapidez, através da  numeração do brinco da vaca, a situação da mesma, ou seja, se está prenha, em lactação, se foi inseminada, etc.

 

O uso da tecnologia facilita o manejo dos produtores com o gado. Saiba mais.

Fonte: Dia de Campo

Bovinos

Bovinos de Corte

Bovinos de Leite

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.