A importância do cuidado no transporte de bovinos

O transporte de bovinos sendo distante ou relativamente próximo, é uma etapa que muitas vezes não recebe a merecida atenção de alguns produtores pelo fato do animal já estar indo para o abate. Entretanto, esse procedimento, se realizado sem critérios e desleixo, pode acarretar inclusive em perdas lucrativas para o proprietário.

Um transporte sem o devido conforto, sem alimentação disponível em qualidade e quantidades suficientes, pode deixar os animais no mínimo mais magros, e serem vendidos por um preço menor.

Sem contar que o estresse sofrido pelos animais, por conta das freadas bruscas e a agitação do transporte, além de altas temperaturas e aglomeração com outros bovinos, podem também contribuir para a perda de peso e até ferir as carcaças, desvalorizando o produto final.

Outro grande problema causado pelo estresse destas situações que geram altas cargas de adrenalina muito altas no animal é a mudança das características físicas e químicas responsáveis pela qualidade da carne do animal.

Por estes motivos, e outros, o transporte dos animais deve ser muito bem planejado.

Há dezenas de técnicas e procedimentos voltados para esta etapa, abordados em vários cursos sobre o tema, os quais irão destacar cada etapa deste processo para garantir a qualidade do produto final para um mercado cada vez mais exigente e competitivo.

 

Uma boa administração garante todos os cuidados necessários com os animais. Veja aqui.

Fonte: Rural News
 

Bovinos

Bovinos de Corte

Mecanização

Pecuária

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.