Diagnóstico errôneo de produtores compromete saúde de bovinos

http://www.cptcursospresenciais.com.br/curso/curso-de-exame-clinico-avancado-em-bovinos/Uma doença de pele registrada em cabeças de gado no Paraná tem confundido produtores. Para alguns, a enfermidade, que aparece com as características de uma ferida avermelhada, principalmente no dorso do animal, está relacionada à fotossensibilização.

Mas médicos veterinários já constataram que se trata da doença cutânea dermatofilose, enfermidade com sintomas semelhantes.

O diagnóstico por meio dos pecuaristas tem levado alguns a procurarem remédios errados, em revendas rurais, sem critérios técnicos de um profissional.

Estes medicamentos não resolvem o problema, como alertaram alguns médicos veterinários, e ainda podem piorar a situação. Sem contar os gastos desnecessários.

Por isso é muito importante que no primeiro sinal o animal seja avaliado por um profissional que saiba diferenciar uma doença de outra.
A dermatofilose é uma doença contagiosa, causada por um fungo, sobretudo em zonas rurais com climas tropicais acentuados. É potencializada por baixa imunidade, causada por estresse, além de erros nutricionais.

O conhecimento clínico nessas situações se faz necessário, desta forma evitam-se erros desnecessários e garante a qualidade de vida do animal. Confira.

Fonte: Portal DBO

Agricultura

Áreas

Bovinos

Curiosidades

Notícias

Saude animal

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.