Alojamentos para bezerras leiteiras: qual o modelo ideal?

Uma das fases mais importantes da vida de um gado leiteiro é, sem dúvida, nos primeiros anos de vida. Esta etapa, quando está sob cuidados especiais de manejo, com certeza influenciará na produtividade futura, gerando um produto de qualidade, no caso o leite.

Por isso, uma das grandes preocupações que tem ganhado força nos últimos anos é com o manejo das bezerras, principalmente no que diz respeito ao alojamento.

A prática convencional é manter estes animais em abrigos individuais. No entanto, há estudos que reiteram a importância de um olhar crítico sob esta maneira, de modo que os animais passem para condições mais livres, pelo fato dos animais serem caracteristicamente mais sociáveis, o que seria próprio da espécie. Os estudiosos defensores desta linha argumentam, mediante pesquisas, que o índice de doenças diminui em animais criados desta maneira.

Outra linha de pesquisa vem defendendo o alojamento de bezerras em pares, como alternativa mais “humanitária”, ou até em pequenos grupos.

Se inteirar sobre os últimos avanços e descobertas sobre este tema, bem como a análise e escolha do modelo que melhor atende aos objetivos de uma determinada criação de gados leiteiros, é uma necessidade cada vez mais recorrente de profissionais atualizados.

Uma boa administração e manejo adequado resultam em grandes benefícios para qualidade do produto final. Confira.

Fonte: Milk Point

Bovinos

Bovinos de Leite

Mecanização

Notícias

Saude animal

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.