A importância das fibras na alimentação do gado leiteiro

A forragem, como alimento básico bovino, seja através do seu consumo no pasto ou fornecida em locais confinados, ocupa um papel de destaque para a saúde do animal, na medida em que fornece fibras.

Estes nutrientes, essenciais para a produtividade e qualidade do leite, precisam ser fornecidos nas quantidades exatas e balanceados para que os resultados ocorram.

Muitas vezes é preciso que o produtor lance mão de complementos nutricionais, como probióticos, vitaminas ou minerais, que ajudarão ao animal atingir as metas e quantidades de litros de leite esperadas.

A falta ou o excesso destas fibras e dos complementos podem levar os animais a um quadro de acidez, comprometendo a qualidade do leite.

Por isso é cada vez mais importante que os projetos nutricionais para vacas sejam realizados por profissionais capacitados e que já tenham passado por alguma especialização neste sentido.

Aprenda na prática as formulações adequadas para bovinos e as principais técnicas de manejo nutricional para o gado leiteiro. Confira.

Fonte: Notícias da Pecuária

Bovinos

Bovinos de Leite

Curiosidades

Mecanização

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.