TUDO O QUE AINDA NÃO TE CONTARAM SOBRE TRANSGÊNICOS

Saiba o que são os volumosos e concentrados na nutrição do rebanho bovino

Você já ouviu falar dos termos volumoso e concentrado? Com certeza sim e ficou curioso sobre o assunto, e principalmente em saber qual deles fornecer ao rebanho, não é mesmo?

Volumoso e concentrado trata-se de nomenclaturas relacionadas às características dos alimentos voltados para a nutrição bovina. Todos eles são de grande importância para o desenvolvimento dos animais voltados para abate ou produção de leite.

Os alimentos volumosos estão relacionados ao baixo nível de energia em sua composição, porém, com ótimos índices de fibra e água. Podemos citar como exemplo as silagens e pastagens, que podem ser fornecidas secas ou úmidas.

Já os alimentos concentrados, também de grande importância na alimentação do gado, são dotados por altos níveis de energia, sendo os grãos os maiores exemplos, como milho, trigo, arroz, dentre outros.

Todos estes alimentos, que podem variar quanto aos níveis de vitaminas, proteínas, e sais minerais, são essenciais na alimentação bovina, sendo que cabe ao profissional de nutrição a incumbência de equilibrar estas dosagens e suprir todas as necessidades destes animais.

Produtor não perca tempo e garanta maior rentabilidade dos investimentos aplicados!

Aprenda a formular dietas e rações para o rebanho bovino e aumente a eficiência produtiva e econômica nos sistemas de produção. Atendendo assim de forma eficiente as exigências nutricionais dos animais, a composição química adequada dos alimentos e o manejo correto a ser adotado. Confira aqui!

Fonte: Agronomia

Bovinos

Bovinos de Corte

Bovinos de Leite

Curiosidades

Cursos

Destaques

Milho

Notícias

Parceiros

Pastagens

Pecuária

Soja

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2017 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.