Laminite em equinos! Entenda

Uma doença que pode atingir o sistema locomotor dos equinos, impedindo-os de realizar tarefas simples e a prática esportiva. Trata-se da Laminite, cuja característica principal é a inflamação da parte dorsal das patas, as chamadas lâminas, potencializadas pela falta de irrigação sanguínea no local.

A enfermidade não escolhe raça e nem idade, podendo atingir a todos os tipos de equinos, gerando muitas dores.

A origem da doença está relacionada a um distúrbio sistêmico do metabolismo e que também afeta vários outros órgãos. Pode ter ainda como causa erros de alimentação, por conta da ingestão exagerada de carboidratos e de mudanças bruscas no manejo alimentar, além do excesso de exercícios físicos e uso prolongado de certos medicamentos.

O diagnóstico é óbvio e deve ser realizado por um médico profissional. Já o tratamento geralmente passa pelo uso de medicamentos específicos, da linha de anti-inflamatórios e antibióticos, além da correção dos erros de manejo que levaram a doença.

Saiba quais métodos adotar em situações como essa e saiba garantir um bom atendimento ao animal até a chegada de um profissional veterinário. Confira.

Fonte: Cavalos do Sul

Equinos

Notícias

Parceiros

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.