Entenda a diarreia de origem bacteriana em bezerros

A diarreia de origem bacteriana em bezerros é uma das maiores causas de perdas econômicas por conta dos gastos com medicamentos e queda do rendimento dos animais e até mesmo óbitos.

O problema acontece geralmente nos primeiros meses de vida e, além da perda de peso, por conta da rejeição por alimentos, esta enfermidade causa ainda febre, cólicas, sangue nas fezes, dentre outros.

Os motivos da diarreia podem ser variados, sendo em grande parte relacionados a erros de manejo alimentar e a contaminação por bactérias, em virtude das condições sanitárias sem o devido controle e ambiente propício para os principais transmissores.

O tratamento passa pelo uso de antibióticos e anti-inflamatórios específicos, hidratação, dentre muitas outras recomendações.

Já a prevenção deve contar com a atenção ao manejo, condições do ambiente e, principalmente, com a vacinação periódica, de modo a fortalecer o sistema imunológico dos animais.

Quer ampliar seu conhecimento sobre o assunto? Então confira algumas dicas sobre a área e garanta o melhor desenvolvimento do rebanho. Clique aqui.

Fonte: Milk Point

Bovinos

Bovinos de Corte

Bovinos de Leite

Mecanização

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.