Aspectos importantes da mecanização durante o preparo do solo

Um dos itens fundamentais para o sucesso produtivo em uma propriedade agrícola é, sem dúvida, o preparo do solo.

Este item, que requer um amplo conhecimento e planejamento, pode ser classificado, de uma maneira geral, em duas fases. A primeira delas é revolver a camada superficial e eliminar plantas invasoras. Depois, o terreno precisa ser nivelado e acrescentado o uso de herbicidas.

Para maior eficiência e amplitude do projeto, se for o caso, o processo inicial deve ser realizado preferencialmente por meio de mecanização, sendo que cada fase demandará um tipo. Isso obviamente levando em consideração as condições do proprietário.

É importante que estas máquinas, como arado de discos, enxada rotativa, tratores, dentre outros, sejam operacionalizadas apenas por profissionais treinados. Este maquinário deve ainda ser utilizado no momento certo, já que em solos úmidos e logo após períodos chuvosos podem inclusive compactar a terra, atrapalhando o projeto da cultura como um todo.

Outra dica importante está na regulagem do motor do trator, já que ao contrário, pode haver um consumo excessivo de combustível, gerando muitos gastos e comprometendo a lucratividade do produtor.

Estes são apenas alguns breves exemplos e dicas do preparo do solo, sendo que o assunto não se esgota neste artigo.

Tem interesse no assunto e gosta da área? Então confira ainda mais.

O nosso parceiro CPT Cursos Presenciais tem novidades para você: Curso de Recuperação de Áreas Degradadas - Manejo, Conservação e Fertilidade do Solo.

Essa é uma grande oportunidade de você ampliar e qualificar seu conhecimento. Confira.

Fonte: Rural News

Agricultura

Curiosidades

Cursos

Destaques

Diversos

Fertilização

Mecanização

Notícias

Parceiros

Pastagens

Pecuária

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2017 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.