A importância da inspeção da carne bovina

A bovinocultura é uma das atividades econômicas brasileiras mais importantes, ocupando milhares de hectares de terras de todos os estados. Colabora ainda substancialmente para a balança comercial do país ao ocupar as primeiras colocações no ranking de exportações para dezenas de países, geração de empregos, receitas públicas, dentre outros fatores.

O nosso consumo de carne bovina, de acordo com estudos realizados pela a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), está muito a frente de outros países, demonstrando a relevância que damos para este tipo de proteína animal.

É de extrema importância, portanto, que este produto chegue à mesa dos consumidores com um grau elevado de qualidade. Para isso, é preciso que todo o segmento atue em um patamar alto de exigência, sendo as etapas de inspeções e análises da carne cruciais, seja antes ou depois do abate.

No frigorífico, por exemplo, a carcaças são avaliadas por meio de diferentes mecanismos utilizados por representantes dos órgãos de inspeção. Em linhas gerais, esta etapa consiste na averiguação das condições de cada parte, tanto interno quanto externos, como cabeça, língua, fígado, rins, dentre outros, a fim de se verificar alguma possível anormalidade ou a presença de algum microrganismo.

Caso haja algum problema, o produto é imediatamente barrado e desviado para a equipe de veterinários responsáveis, os quais poderão avaliar e condenar parcialmente ou a carcaça por inteiro. Em seguida, caso aprovada, a carcaça vai para o processo de resfriamento, de modo a ser conservada antes do corte. Sendo essencial que o produto acompanhe o selo de qualidade.

Profissionais, ter conhecimento sobre o assunto é necessário para garantir uma avaliação de qualidade, não é mesmo? Já imaginou o prejuízo caso o produto seja fornecido de forma irregular ao consumidor?

Pensando nisso, nós da Revista Agropecuária trouxemos para você uma ótima oportunidade de capacitação no assunto. Confira.

Fonte: Ouro Fino

Áreas

Bovinos

Bovinos de Corte

Curiosidades

Cursos

Destaques

Legislações

Mecanização

Notícias

Parceiros

Pecuária

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.