Sistema eficiente de irrigação de pastagens

A alimentação ocupa as primeiras colocações entre os itens essenciais que irão garantir o desenvolvimento pleno de uma criação bovina. Por isso, os investimentos neste sentido são tão importantes, chegando a representar em algumas propriedades mais de 50% do montante.

Garantir as forragens em tempos de chuvas escassas, por exemplo, tem sido um grande desafio para produtores rurais de todo o mundo. Muitos optam por alimentação alternativa, o que nem sempre gera bons resultados. Outros investem em irrigação de pastagens, tendo ótimos retornos.

As tecnologias específicas de irrigação de pasto, no Brasil, vêm nos últimos anos crescendo substancialmente, de modo a atender diferentes tipos de necessidades. Elas representam um investimento consideravelmente menor do que os possíveis prejuízos com pastos secos, e, consequentemente, animais com baixo desenvolvimento.

De acordo com especialistas, a irrigação possibilita, durante os períodos de chuvas escassas, uma taxa de lotação de animais semelhante a períodos de verão, quando ocorrem chuvas constantes. A irrigação tem ainda apresentado melhores resultados do que o sistema de pastejo rotacionado. São muitas as vantagens deste sistema.

Antes de investir em um deles, é preciso levar em conta o tipo de tecnologia, viabilidade, custos, clima do local, tipo de solo e possibilidade de correção, formas legais de captação de água, além de mão de obra especializada, capaz de operacionalizar o sistema sem abrir mão da sustentabilidade. 

Confira algumas dicas sobre o assunto e garanta maior rentabilidade da sua pastagem em épocas de secas. Clique aqui.

Quer ficar por dentro de tudo sobre a irrigação? Confira aqui e confira alguns pontos essenciais da agricultura irrigada.

Fonte: Portal DBO

Irrigação

Mecanização

Notícias

Parceiros

Pastagens

Pecuária

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.