Aprenda a implantar um eficiente sistema de irrigação de pastos

Garantir pastagem em quantidade e qualidade suficientes durante todo o ano, de modo a suprir as necessidades da criação bovina de corte ou leiteira, é um dos principais desafios encontrados por pecuaristas de todo o mundo. Tal questão se torna ainda mais importante se levarmos em conta que a produtividade destes animais está diretamente relacionada a boa nutrição.

Diante disso, uma das alternativas mais utilizadas e que vem dando resultados lucrativos é, sem dúvida, a irrigação de pastos, por meio de sistemas tecnológicos cada vez mais avançados, sendo muitos por custo benefício interessantes.

De acordo com especialistas no assunto, a irrigação de pastos permite o equilíbrio produtivo durante todo o ano, sem grandes variações, principalmente nos tempos de estiagem, além da taxa de lotação constante de animais por hectare, sem ser preciso expandir a área de pasto.

O investimento neste sistema, mas eficiente do que a rotação de culturas, deve vir juntamente com outros fatores cruciais, tais como a análise das condições e manejo do solo, com as devidas correções que forem necessárias, fatores climáticos, escolha das gramíneas e forrageiras corretas, adubação, controle de pragas, dentre outros.

O projeto de irrigação vai depender, portanto, destas variáveis e, principalmente, do nível de conhecimento do realizador, que deve ter no mínimo uma especialização sobre o tema.

Saber quais medidas e estratégias adotar para garantir maior eficiência da irrigação e uma pastagem de qualidade para o rebanho faz toda diferença.

Então não perca tempo e venha ampliar seu conhecimento sobre o assunto. Confira.

Ei, ainda tem mais! Trouxemos para você dicas sobre tudo que engloba a agricultura irrigada. Dê uma conferidinha, tenho certeza que você vai adorar. Clique aqui.

Fonte: Grupo Cultivar

Agricultura

Bovinos

Bovinos de Corte

Bovinos de Leite

Curiosidades

Cursos

Destaques

Irrigação

Mecanização

Notícias

Parceiros

Pastagens

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.