A importância do período de secagem para a produção leiteira

Para crescer com saúde e se desenvolver, os bezerros precisam contar com cuidados especiais de manejo, sendo um deles a ingestão do colostro durante o primeiro mês de vida. Este primeiro leite irá garantir o reforço do sistema imunológico do animal, que somente depois deste período irá desenvolver defesa própria.

Rico em diferentes tipos de sustâncias, o colostro possui tudo que os bezerros necessitam em termos nutricionais, como gordura, proteína e anticorpos contra as doenças. Garantir que a vaca produza leite de qualidade, portanto, é fundamental dentre de uma propriedade.

Graças ao desenvolvimento de técnicas capazes de otimizar esta produção, resultado de muitos anos de pesquisas feitas por entidades ligadas ao setor, é possível melhorar a qualidade do colostro e do leite obtido na produção em grande escala, através de uma técnica conhecida como secagem

Trata-se de um procedimento de manejo que proporciona uma pausa na ordenha, por um período determinado antes da próxima lactação, de forma que as glândulas mamárias destes animais possam descansar, se recuperar e renovar suas células, e, assim, produzir com mais qualidade e quantidade.

 Este período, porém, deve ser planejado somente por profissionais com o devido conhecimento, os quais poderão ainda utilizar medicamentos facilitadores da secagem, capazes de inibir a geração de hormônios por um curto período, evitar doenças como a mastite e as possíveis dores no úbere.

Um amplo conhecimento sobre a bovinocultura e os adequados métodos a adotar fazem toda diferença no sucesso desse processo. Confira.

Fonte: Rural Pecuária

Bovinos

Bovinos de Leite

Notícias

Parceiros

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.