Doenças em rebanhos reduzem a produção leiteira no Brasil

A produção de leite no Brasil atingiu, somente em 2015, mais de 33 bilhões de litros. Isso representa para o país o quarto lugar no ranking mundial. Tal expressividade, porém, poderia ser ainda maior se não fossem alguns gargalos, como as doenças que afetam os rebanhos, que diminuem boa parte da produção e exigem gastos com medicamentos.

Uma destas enfermidades é a Babesiose. Causada por parasitas, principalmente o carrapato, é capaz de destruir as hemácias do sangue do animal, causando um quadro de anemia, febre, cansaço e queda acentuada na produção do leite.

Temos ainda a Clostridiose, nomenclatura utilizada para designar o grupo de bactérias capazes de infectar o organismo do animal e causar o comprometimento das funções de vários sistemas, por conta das infecções, hemorragias e edemas. Pode levar ao óbito se não for devidamente tratada.  

Podemos citar ainda a Febre Aftosa, doença causada por vírus, que embora esteja controlada em boa parte dos rebanhos, pode surgir, causando febre, emagrecimento, por conta da falta de apetite, dentre outros sintomas que sempre resultam na queda da produção de leite.

E por fim temos a Brucelose, causada por bactérias, e que causam abortos, nascimentos de bezerros fracos, infertilidade e queda no rendimento. Esta doença, assim como as demais, pode ser evitada com a vacinação em dia e ações de manejo que promovam, principalmente, os cuidados sanitários.

De acordo com dados recente do IBGE, há uma expectativa de que a população brasileira ultrapasse os 218 milhões de pessoas em 2026. Isso representa uma maior demanda por leite, um dos principais produtos do dia a dia dos brasileiros. Desta maneira, o abastecimento de leite para este contingente populacional, dependerá, em grande parte, de ações de manejo que coíbam a incidência destas doenças no rebanho.

Confira algumas técnicas para garantir a saúde e bem estar do rebanho leiteiro. Clique aqui.

Fonte: Fornari

Bovinos

Bovinos de Leite

Notícias

Parceiros

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.