Você já ouviu falar na fertirrigação?

Os investimentos em irrigação nunca foram tão necessários como agora dentro das propriedades agrícolas independente do tipo de cultura local. Isso porque as mudanças climáticas e períodos de estiagem estão inviabilizando qualquer projeto agrícola que dependa apenas das chuvas.

Sendo assim, a irrigação, é mais do que necessária, sobretudo em regiões mais áridas. Por conta disso, ela vem sendo cada vez mais aperfeiçoada, com aparelhos sofisticados e personalizados de acordo com as demandas. Um exemplo é a fertirrigação.

Trata-se de uma metodologia em que, juntamente com a distribuição de água, há fertilizantes e outros produtos, como defensivos, no sistema, o que colabora para a unificação dos procedimentos em uma lavoura.

Este processo, como já foi comprovado, é mais objetivo do que os métodos tradicionais separados, além de impactar diretamente na produtividade. Esta técnica vem sendo amplamente empregada em vários países de primeiro mundo com excelentes resultados, inclusive na qualidade do produto.

Tal procedimento tem ainda como diferencial o custo-benefício, o que permite ao produto ser comercializado por um preço competitivo, tanto no mercado interno quanto externo.

A fertirrigação é bastante utilizada no sistema de gotejamento, um dos mais utilizados e que cresceu consideravelmente nos últimos anos, pela eficiência e, ainda, por atender os requisitos sustentáveis contra o desperdício de água.

Essa técnica, no entanto, não é nenhuma novidade. Foi criada nos anos 1970, nas culturas de cana-de-açúcar, sendo atualmente ampliada para outros tipos de plantações. Embora muitos ainda insistam em dizer que se trata de um sistema caro e oneroso, vários relatórios já comprovaram a sua viabilidade, já que os fertilizantes são mais baratos que os adubos, e há ainda uma economia na mão de obra.

Os sistemas de irrigação vêm se destacando ao longo dos anos e sendo cada vez mais aprimorados. Hoje é mais do que essencial para garantir a lucratividade e desenvolvimento das culturas.

Quer saber mais sobre as técnicas de agricultura irrigada? Basta clicar aqui.

Fonte: Rural News

Agricultura

Curiosidades

Cursos

Destaques

Fertilização

Irrigação

Mecanização

Notícias

Parceiros

Pecuária

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.