Saiba quais são os segredos de uma vacinação eficaz em bovinos

Garantir a saúde dos bovinos deve estar entre as prioridades do pecuarista, já que animais doentes é sinônimo de baixa produtividade e, consequentemente, prejuízos. A negligência nesta questão pode ainda aumentar os gastos com medicamentos e tratamentos.

Por isso a melhor forma de evitar tais situações é investir em prevenção, como por exemplo, através de um elaborado projeto de vacinação, que poderá evitar muitas doenças. Esta deve ser uma prática rotineira nas criações e não apenas quando há suspeitas de algum surto.

A vacinação deve ser realizada de forma antecipada, já que há um período relativo até que a vacina tenha algum efeito. Já no caso da aplicação destes medicamentos quando o animal já está portando a doença, pode inclusive piorar o quadro. Por isso a importância de um bom calendário e planejamento.

Antes de iniciar a vacinação é preciso conhecer algumas questões relacionadas às doenças, como qual tipo é mais comum naquela determinada região, a época em que mais ocorrem, os sintomas, as idades dos bovinos mais suscetíveis, as formas de transmissão, além de utilizar vacina de boa qualidade e no prazo de validade, já que medicamentos vencidos pode inclusive levar o animal ao óbito.

Importante que dentre deste projeto de vacinação esteja somente seringas descartáveis, já que seringas reutilizadas pode inclusive ajudar a proliferar novas enfermidades.

Estes são apenas alguns exemplos de uma vacinação de sucesso e que deverá contar com a coordenação de um médico veterinário capacitado e especializado no assunto.  

Venha ampliar seu conhecimento sobre o assunto e certifique-se da qualidade de vida e bem estar ao animal. Confira aqui algumas dicas.

 Fonte: Rural News

Bovinos

Curiosidades

Cursos

Mecanização

Notícias

Parceiros

Pecuária

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.