TUDO O QUE AINDA NÃO TE CONTARAM SOBRE TRANSGÊNICOS

Silagens sem critérios técnicos podem representar perdas de até 50% no material

Garantir uma alimentação de qualidade para os animais é sempre um desafio para os pecuaristas. Tal item deve ser pensando criteriosamente, já que a produtividade do gado de corte ou leite depende, em grande parte, deste item primordial.

Em tempos de baixa oferta de pasto de qualidade, principalmente por conta dos períodos de estiagem, tal questão se torna ainda mais complexa. Sendo assim a solução encontrada, e de melhor custo-benefício, é o armazenamento de volumosos por meio do processo de silagem.

Sendo assim, o Milho é um dos produtos que atendem a esta necessidade, principalmente pelos valores nutricionais, que devem ser conservados. E isso, não é tarefa das mais simples, sendo que o processo deve obedecer algumas etapas.

Uma das dicas de procedimento para que a ação gere resultados é colher o milho em seu ponto correto, levando em consideração inclusive a umidade, que deve oscilar entre percentuais específicos. Outra questão diz respeito ao transporte do milho e disposição da silagem no chão, de modo que todo o material seja tampado por uma lona especial, o que ajudará na conservação.

Importante ainda observar se há a presença de fungos e se a temperatura ambiente está adequada, sendo que isso é pré-requisito para evitar a deterioração e a queda de qualidade.

Muitas vezes, por falta de atenção a estes e outros detalhes, a silagem pode ter perdas que chegam até a 50%, de modo a ser considerada inapropriada para a alimentação dos animais.

Por isso é muito importante que todos os profissionais envolvidos neste processo, que vai desde a colheita até o ensacamento, sejam devidamente capacitados dentro dos critérios rígidos de qualidade.

Aprenda como maximizar os resultados na alimentação animal através do adequado manejo das culturas de milho, cana de açúcar e capim elefante. Confira aqui.

Fonte: Ouro Fino Saúde Animal

Agricultura

Áreas

Bovinos

Bovinos de Corte

Bovinos de Leite

Curiosidades

Cursos

Mecanização

Milho

Notícias

Pecuária

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2017 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.