A importância da silagem de milho na alimentação animal

A silagem de milho vem sendo uma das principais fontes de alimentos para muitos rebanhos em grande parte do mundo.

E como produzir com qualidade?

Aposto que você já se fez essa pergunta, não é mesmo?

Essa é uma etapa que passa por alguns desafios, desde a plantação até a colheita.

Para ter uma silagem de qualidade alguns fatores devem ser levados em consideração e são essenciais para o sucesso da produção.

Silagem de milho na alimentação animal

A produção de alimento para nutrir rebanhos, principalmente em períodos mais secos, com falta de pastagem em qualidade e quantidade suficientes, tem levado produtores a buscar novas alternativas.

Neste período, o milho é um dos produtos mais utilizados para o processo de silagem, pelo valor nutritivo e conversão alimentar, boa aceitação pelos animais e custos razoáveis de produção.

O sucesso deste processo de silagem, de modo a conservar os valores nutricionais do produto, vai depender do conhecimento aprofundado acerca das etapas destes procedimentos, de modo que o resultado possa gerar animais com ganho de peso, imunidade a doenças e excelente nível de lactação.

Importantes etapas da produção de silagem de milho

A produção de qualidade da silagem de milho está relacionada com algumas etapas que devem ser seguidas a risca por todos os envolvidos:

- Plantio e condução agronômica;

- Colheita e ensilagem;

- Desensilagem e fornecimento.

Nutrição bovinocultura de corte e leite

A nutrição bovina é uma das principais preocupações de produtores, já que representa, em muitos casos, mais de 70% dos custos de produção.

Através dela, juntamente com outras ações importantes de manejo, conseguimos identificar os índices de produtividade de um rebanho leiteiro ou de corte.

Neste contexto, o milho é um dos produtos básicos e essenciais, sendo recomendado que seja fornecido através do método de silagem para que possa ser mais bem aproveitado pelo gado.

Em outras palavras, através deste método é possível a quebra do amido e melhor digestão do animal, proporcionando uma conversão alimentar mais satisfatória.

Pensando em ampliar seu conhecimento sobre o assunto e aumentar a qualidade de produção do seu rebanho, trouxemos algumas dicas bem interessantes para você.

Não perca tempo: Formulação de Dietas e Rações para Bovinos

Aprenda a formular e balancear dietas para os mais diversos sistemas de produção.

Quer atingir de forma rápida a eficiência da sua produção? Então não deixe de conferir: Tudo o que Você Precisa Ter na Fazenda para Realizar a Técnica da Transferência de Embriões em Bovinos

Agricultura

Artigos

Bovinos

Bovinos de Corte

Bovinos de Leite

Curiosidades

Cursos

Destaques

Mecanização

Milho

Notícias

Parceiros

Pastagens

Pecuária

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.