Dicas e curiosidades sobre o manejo com o desmame de ovinos filhotes

Os animais necessitam de cuidados especiais, sobretudo, os ovinos filhotes.

Para garantir a saúde e bem estar desses animais é importante saber a forma correta de manejo a ser aplicada, quando relacionada a alimentação.

Por isso, um bom aleitamento natural necessita de que as ovelhas sejam bem alimentadas e tenham bom pasto e suplementação com ração, aveia, alfafa e silagem.

São muitos os detalhes que envolvem um bom desenvolvimento da criação de ovinos.

Aqui destacamos algumas dicas que podem auxiliar no sucesso de manejo e desmame dos ovinos filhotes.

Dicas para o manejo de ovinos filhotes e o desmame

1ª: Considerando que nem sempre a ovelha aceita com facilidade o seu cordeiro, para habituá-la com a presença dele, uma solução é colocar o filhote em pequeno curral, obrigando a mãe a deixá-lo mamar, até que fique acostumada a isso.

2ª: O frio provoca gretas nas tetas e as ovelhas recusam a amamentação, por isso, deve-se acelerar a cicatrização das gretas, molhando-as num recipi­en­te com água bórica ou oxigenada. O pe­ríodo má­ximo de aleitamento sob contenção é de uma semana, quando também as feridas terão desaparecido. Depois, a ovelha aceita normalmente a cria.

3ª: Os cordeiros mais fracos são, geralmente, os nascidos de partos múltiplos. Deve haver um fornecimento de co­lostro nos primeiros dias, leite de ­ovelha até o 30° dia e, depois, mudar para leite de vaca, observando um pequeno ­período de adaptação. É bom fornecer feno a par­tir do 7º dia e ração à vontade de boa qualidade.

4ª: Em regiões secas, como no Nordeste, a desmama pode se estender um pouco mais, embora nunca seja inte­ressante economicamente. Já nas re­giões de bastante chuva, a idade na desmama precisa ser o mais cedo ­possível, pois existe o grande problema da vermi­nose. Os pastos verdes e as altas lotações são um chamariz para milhões de vermes. Assim, sugere-se que quanto mais chuva, mais precoce deve ser a desmama.

5ª: O ideal é uma des­mama aos 45 dias de idade, porque, nessa fa­­se, a ovelha já apresentou o pico de produção de leite, que acontece entre a 3ª e 4ª semanas depois do parto, porque75% do total do leite é produzido nas primeiras oito semanas.

Curiosidades sobre o desmame dos ovinos

1ª: O desmame atrasado retarda o peso dos cordeiros.

2ª: O desma­me aos 45 dias permite um ganho de pe­so diário de 205 gramas contra apenas 98 gramas para aqueles desmamados aos 70 dias.

3ª: A ovelha no final da gestação e durante a lacta­ção, torna-se muito propícia às vermino­ses. Durante o estresse da amamenta­ção, a ovelha libera uma quantidade mui­to maior de ovos de helmintos, contaminando as pastagens e os filhotes. O me­lhor caminho é a desmama precoce.

4ª: O desmame semiprecoce aconte­ce entre 45 a 60 dias e exige o co­­cho privativo e um bom acompanhamento do rebanho.

5ª: O desmame tardio, depois de 70 dias, é normal em criações extensivas, mas não é mais indicado, uma vez que a mor­talidade é grande, devido à ­contaminação dos animais jovens por ovos de helmin­tos.

6ª: O desmame entre três e quatro meses cobra que se aumente gradualmente o fornecimento de ração e o número de horas de separação dos filhotes com a mãe, para depois levar somente à noite para mamadas.

Essas são dicas e curiosidades básicas do dia a dia na rotina das criações de ovinos, mas é bom que o  criador fique por dentro do assunto e busque sempre ampliar seu conhecimento.

Quer saber outros pontos importantes da criação de ovinos?

Confira alguns detalhes que podem fazer a diferença: Eficiência produtiva e econômica nos sistemas de produção de ovinos

Ah! Não deixe de conferir outras áreas de grande valor na pecuária.

Conteúdos para você:

Irrigação mais eficiente

Eficiência na Reprodução Equina

Eficiência na Reprodução Bovina

Transferência de Embriões em Bovinos

 

Áreas

Curiosidades

Cursos

Destaques

Mecanização

Notícias

Ovinos

Parceiros

Pastagens

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.