Fique por dentro de alguns detalhes sobre a utilização das estufas agrícolas

A utilização das estufas agrícolas é cada vez mais comum para evitar danos causados por eventos climáticos. Entenda neste artigo como a estufa funciona e como utilizá-la.

O que são estufas agrícolas?

São estruturas utilizadas para reter o calor do sol aprisionando-o dentro dela, proteger as plantas contra possíveis ameaças externas e manter a temperatura interna controlada de acordo com a entrada de radiação solar.

Como a estufa funciona?

A função principal da estufa é proteger as plantas e manter as melhores condições para o perfeito desenvolvimento do cultivo. Ela é feita de materiais transparentes como o vidro ou plástico que permitem a passagem da radiação solar que aquece o solo da estufa e emite radiação infravermelha. O ar da estufa é aquecido pela radiação infravermelha formando correntes de convecção (massas de ar quente sobem e massas de ar frio descem).

O calor que vem do sol aquece a massa de ar quente que sobe do teto da estufa, e não se perde porque ele é aprisionado.

Qual o tipo de estufa mais indicada?

As estufas de vidro são bem indicadas, já que o vidro é um material que deixa passar 90% da radiação solar, o que ajuda a reter o calor. Já o material sintético, por sua vez retém menos radiação solar.

Principais vantagens de utilizar a estufa agrícola

Além do controle das influências externas, organização racional e compacta do cultivo e plantação, as estufas podem:

-Permitir a colheita fora de época;

-Proteger a plantação de infestação de pragas como gafanhotos, besouros, borboletas ou qualquer outro inseto que possa acabar com as plantas;

-Impedir os ventos fortes de entrar e prejudicar o desenvolvimento do plantio;

-Controlar a entrada de luz, pois o contato muito grande com a radiação solar pode matar as mudas mais novas.

As plantas que são cultivadas dentro da estufa sempre terão um clima adequado, o que proporciona maior qualidade e desempenho, consequentemente maior lucratividade.

E você, gostou deste artigo?

Esteja à frente dos demais e garanta seu sucesso profissional e aumente sua lucratividade com algumas dicas que separamos aqui para você.

Ainda tem mais, seja um EXPERT em irrigação com nossa palestra on-line [GRATUITA]: Técnicas para tornar a irrigação mais eficiente

Fonte: Negreira

 

Agricultura

Destaques

Irrigação

Notícias

Parceiros

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.