Confira as principais pragas do feijão e como combatê-las

Uma das principais atividades agrícolas do país é o cultivo do feijão, mas existem  fatores que limitam sua produtividade. Entre eles, a ocorrência das pragas do feijão é um grande complicador, podendo causar perdas totais da cultura, caso não sejam tomadas medidas de manejo adequadas.

Como a produção do feijão apresenta ciclo curtos, se comparado à outras culturas, isto a torna mais propensa a certas doenças e necessita de uma atenção extra. Assim, cabe aoprodutor reconhecer que a importância da aplicação de boas práticas agrícolas de manejo preventivo, obedecendo sempre a fase de desenvolvimento da cultura para evitar prejuízos.

Neste artigo, vamos tratar da sprincipais pragas que atacam essa cultura e das medidas recomendadas para a prevenção e combate a esses agentes. Continue lendo e saiba como evitar o prejuízo das pragas do feijão!

Quais as técnicas de manejo que devem ser utilizadas?

O feijão é uma cultura que, como as outras, deve ter um manejo bem adequado, para evitar as doenças e pragas. É necessário utilizar técnicas como rotação de culturas, manejo integrado de pragas e defensivos agrícolas, desde que sejam devidamente usados. Quando falamos do manejo integrado de pragas do feijão, alguns passos devem ser realizados para que o manejo seja, de fato, efetivo. A seguir listamos quais são esses passos e alguns pontos importantes em sua execução:

  • Identificação dos danos causados, das pragas do feijão e de seus inimigos naturais: realizar essa etapa garante ao produtor conheicmento prévio a respeito do que pode vir a enfrentar relacionado às pragas, bem como qual a melhor decisão para a realização do combate;
  • Realizar a amostragem de pagras e seus respectivos inimigos naturais: esse processo precisa ser realizados de forma recorrente (uma vez por semana, em média), com amostras de diversos pontos da plantação;
  • Tomada de decisão: após a realização das amostragens, deve ser então decidido o momento da aplicação de defensivos;
  • Escolha do inseticida: considerando o momento da lavoura em que será aplicado o produto, o produtor deve agora escolher o inseticida considerando se o nível para o controle da praga foi atingido.

Ainda considerando o manejo integrado das pragas do feijão, o produtor precisa estar ciente que, cada estágio da planta requer uma amostragem diferete. Isso quer dizer que, de acordo com o desenvolvimento da lavoura, as amostras precisam ser realizadas de forma diferente. Normalmente as amostras são colhidas agrupadas de acordo com os seguintes estágios de desenvolvimento:

  • Estágio de emergência até Estágio de 3-4 folhas trifolhadas;
  • Após estágio de 3-4 folhas trifolhadas;
  • Estágio de florescimento e Estágio de formação de vagem.

Quais as principais pragas do feijão?

Como a etapa de conhecimento, ou seja, amostragem da lavoura é tão importante no manejo integrado, é preciso conhecer quais são as principais pragas do feijão que podem comprometer a lavoura. Assim, a etapa de reconhecimento e idnetificação é feita de forma mais completa, e tudo leva a uma tomada de decisão mais eficiente.

Assim, quando se trata de pragas do feijão, podemos destacar dentre as principais: cigarrinha, largata elasmo, tripes, antracnose, bacteriose, ferrugem e viroses. Entenda como elas atacam a cultura:

Cigarrinha

São verdes, chupam a seiva das plantas, ainda transmitindo-lhes várias doenças como os mosaicos, por exemplo. Ela ataca a plantação principalmente em épocas mais secas ou em plantio da seca. Para combatê-la é necessário a utilização de inseticidas sistêmicos, até a floração.

Lagarta elasmo

Inseto verde azulado, com cabeça marrom escuro. Ele ataca o talo das plantas, fazendo com que não cresçam normalmente. Esta praga atinge a cultura principalmente nos seus primeiros 30 dias de vida.

Tripes

É um inseto preto com 2 faixas brancas nas asas, fica alojado sempre na parte de baixo da folha, provocando o desfolhamento da planta. Para acabar com os tripes é feito o uso de inseticidas.

Antracnose

Conhecida também como pinta-preta do feijoeiro, a antracnose é a mais grave das pragas do feijão. Sua transmissão se dá através das sementes e como seus agentes podem permanecer por mais de 2 anos nos restos da plantação, deve-se realizar a rotação de culturas, para evitar que ela ataque novamente as plantações.

Bacteriose

O sinal principal da bacteriose são manchas arredondadas que aparecem nas folhas, cujo centro fica seco. Altas temperaturas e umidade do ar deixam o feijão mais suscetível ao aparecimento e evolução dessa doença. Para combatê-la deve-se fazer rotação de culturas e plantar variedades resistentes a ela

Ferrugem

Como muitos já sabem, a ferrugem afeta em especial as folhas, sob a forma inicial de manchas amarelas que depois passam a ser vermelho-ferrugem. Temperaturas maiores ou superiores a 25ºC e muita umidade do ar, favorecem o desenvolvimento da doença. Plantar variedades resistentes, rotação de culturas e fungicidas, são as medidas indicadas para eliminá-la.

Outras formas de combater as pragas do feijão

Algumas práticas de manejo de sistemas de irrigação bem feito, rotação de cultura, plantio de variedades mais resistentes e aplicação de fungicidas fazem com haja uma redução significativa nas pragas do feijão. É importante ter sempre em mente que um planta saudável é mais resistente e oferece um produto de melhor qualidade. Assim, é importante que todos os aspectos sejam atendidos para que a lavoura tenha sucesso. Portanto, a irrigação correta, adubação, qualidade do solo, entre outros fatores de manejo rotineiro, precisam estar em dia para que as pagras do feijão sejam combatidas e prevenidas de forma eficiente na lavoura.

Ei produtor! Sua lavoura não está produzindo como deveria? Que tal começar identificando se seu sistema de irrigação está pensado de maneira eficiente? Clique aqui e aprenda na prática como irrigar gastando menos! 

Fonte: Agroclima e Embrapa

Agricultura

Destaques

Feijão

Notícias

Parceiros

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.