Você sabia que a irrigação pode auxiliar na prevenção de fungos nas plantações?

Altas temperaturas, umidade elevada e pouca circulação de ar propiciam o aparecimento de fungos nas plantações. Esses organismos minúsculos são responsáveis por cerca de 70% das devastações que acometem as plantações, provocando manchas, lesões e até a podridão das raízes.

Os fungos têm sua propagação através de esporos e sobrevivem sem a presença da planta. Quando não há uma planta para a contaminação, eles se instauram no solo até sua chegada. Ao desenvolver-se sobre sementes esses agentes podem causar perda do seu poder germinativo.

O desenvolvimento de fungos causa prejuízos econômicos, pois a contaminação da doença além de prejudicar o aspecto externo da plantação, diminui o valor nutritivo dos alimentos. Os fungos ainda podem ocasionar, diretamente, a produção de toxinas que ajudam abrir caminhos para outros agentes de deterioração, como bactérias e insetos.

Como identificar?

Estar atento aos sinais dos fungos é uma das formas de intervir já nos primeiros momentos. Os mais comuns são:

-Mudança da cor do caule e das folhas;

-Alteração no formato da planta;

-Crescimento de forma irregular.

Há também outros sinais visíveis como o surgimento de pintas e manchas, a presença de um pó branco (míldio) na superfície das plantas demonstra que é necessário ficar de olho no cultivo.

Como evitar?

Para evitar que a cultura seja acometida pelos fungos é importante adubar na medida certa e fornecer a cada espécie a quantidade adequada de água e luz. Controlar a presença de insetos, lesmas e roedores também ajuda, pois eles podem transportar os esporos dos fungos.

Importância da irrigação

Para minimizar os riscos da proliferação de fungos nenhuma recomendação é tão importante do que o controle da luz e irrigação. Tendo planejado um projeto de irrigação adequado controla a reprodução desses microrganismos.

Se o solo, ar e o manejo de irrigação estão em perfeito estado, às chances da ocorrência de fungos nas plantações é significativamente menor.

Ainda quer saber mais sobre os benefícios da irrigação eficiente?

Separamos para você um material gratuito e exclusivo:

[Palestra on-line] Técnicas para tornar a irrigação mais eficiente

Você já conhece os sistemas de irrigação, mas quer se especializar para que sua plantação não seja acometida pelos fungos e outras doenças?

Podemos te ajudar de uma maneira prática e eficiente:

Manejo de Sistemas de Irrigação

Projetos de Sistemas de Irrigação

Fonte: Universa

Rural Centro

Thiago Orgânico

Cursos

Destaques

Notícias

Parceiros

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.