Por que investir na criação de cabras leiteiras

A criação de cabras leiteiras é uma ótima oportunidade de negócio para o agricultor familiar. Embora, a produção de gado seja mais tradicional no Brasil, em pequena e média escala, a caprinocultura e ovinocultura podem ser mais lucrativas que a criação de outros animais.

Além de o Brasil apresentar boas condições para a criação dessa espécie, a produção de carne e leite de cabras tem baixo custo, já que os animais consomem em grande parte da suplementação o capim. Aliás, outra vantagem das cabras leiteiras em relação aos bovinos é que seu ciclo econômico é de apenas 12 meses, quando os bovinos só dão retorno após 36 meses.

Ainda tem mais, a criação de cabras leiteiras vem crescendo nos últimos anos pelo fato da mudança do comportamento do consumidor. Antes de tudo, a demanda cresceu porque as pessoas estão em busca de alimentos considerados como funcionais, como o leite de cabra.

Após saber de tudo isso você, produtor, deve estar se perguntando se a atividade compensa financeiramente, não é mesmo? É sobre isso que vamos abordar no próximo tópico!

Criar cabras leiteiras é rentável?

A produção de derivados de leite de cabra é bem mais valorizada se comparada aos de vaca. Ainda que, esse mercado não seja tão explorado no Brasil há vários motivos que demonstram que a criação de cabras leiteiras é extremamente lucrativa, dentre eles podemos destacar:

- Fácil adaptação aos vários tipos e manejo;

- Apresentam maior número de crias por partos;

- Oito cabras consomem a mesma quantidade de alimento que uma vaca;

- São mais sociáveis e mansas, o que facilita no manejo e na integração com outros animais;

- Podem ser criadas em áreas de pastos menos valorizados, contra indicados para outros tipos de animais.

E não para por aí, as cabras leiteiras produzem mais leite que as vacas. E você, produtor, está pensando em investir nesse tipo de negócio?

É importante saber que além de ter o conhecimento sobre o assunto, vai precisar também se empenhar muito para alcançar o sucesso. Para te ajudar, separamos algumas dicas para iniciar esse novo empreendimento, confira a seguir.

Como começar uma criação de cabras leiteiras?

Antes de tudo, é importante que você consulte a legislação do Ministério da Agricultura em vigor e aplique as normativas básicas do Programa Nacional de Saúde do animal. Em resumo, as principais dicas são:

#1 Defina seu objetivo: Antes de iniciar a criação de cabras leiteiras, vale a pena realizar uma consulta cuidadosa a respeito das características de cada raça.

#2 Escolha corretamente os animais: Como as fêmeas precisam estar prenhas para produzir leite é necessário fazer a aquisição de um bom reprodutor para cobri-las.

#3 Prepare o Criadouro: Por serem animais inteligentes, podem fugir apenas por pequenas fendas nos cercados. Então, construa um cercado da melhor forma possível e proporcione um abrigo adequado contra o frio e chuva para que os animais não fiquem doentes.

#4 Supra as necessidades nutricionais do rebanho: Elimine qualquer tipo de plantas venenosas que podem ser tóxicas para os caprinos e obtenha orientações de todas exigências nutritivas do rebanho

#5 Mantenha a higiene em dia: Isso conservará uma boa saúde para os animais

#6 Consulte regularmente um médico veterinário: Nada de “achismos” consulte sempre um veterinário especializado.

Gostou desse artigo? Se cadastre em nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Ah! Quer mais conteúdos? Não deixe de conferir o blog do nosso parceiro: CPT Cursos Presenciais

Fonte: Wikihow, Sebrae e Istoé

Cursos

Destaques

Notícias

Parceiros

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.