Plurose aviária, conhecida também como diarreia branca, é uma doença causada pela bactéria Salmonellapullorum. Ela acomete principalmente as aves mais jovens e é uma enfermidade de risco, pois apresenta alta taxa de mortalidade.
Por causar prejuízos significativos para a produção é preciso que você, produtor, fique atento. Principalmente, pelo fato da bactéria causadora da pulorose aviária sobreviver por volta de onze semanas em camas novas e três semanas em camas antigas.
A ave é acometida através do contato com o ovo, fezes, alimentos e cama contaminados. Entretanto, pode também ser transmitida através de pessoas, animais e insetos.
Os animais atingidos pela enfermidade, além da diarréia de coloração branca, podem apresentar:
- Fraqueza
- Sonolência
- Perda de apetite
- Dificuldade de respirar
- Baixa produtividade de ovos
A pulorose aviária não tem cura, mesmo que os animais sejam medicados eles sempre serão portadores do bacilo. Dessa forma, o tratamento é apenas sintomático e deve sempre ser orientado por um médico veterinário. Geralmente, para amenizar os sinais é indicado medicamentos à base de antibióticos.
Prevenir é a melhor maneira de combater a doença. Além de testes rotineiros das matrizes para o estabelecimento de um lote livre da infecção, medidas simples como realizar a limpeza, desinfecção dos galinheiros, eliminação das aves portadoras da pulorose, controle de insetos, roedores e pássaros podem ajudar muito para deixar seu plantel livre da doença.
E você, produtor, quer conferir mais conteúdos interessantes? Acesse o blog do nosso parceiro CPT Cursos Presenciais:
Fonte: Info Escola
Adaptação: Revista Agropecuária